Blog

É um material importante na divulgação do produto, marca e da empresa. Informa dados sobre a formulação, modo de utilização e possíveis reações alérgicas,  agregando muito valor ao produto e trazendo beleza para a embalagem.
As etiquetas adesivas são diferenciadas para cada tipo de produto, devendo ser aplicado um tipo de adesivo correspondente a cada finalidade.

Etiquetas Autoadesivas

Existem quatro tipos de etiquetas autoadesivas: Emulsões, Solventes, Hot-Melts e Ultravioletas.

Aplicação

Soluções Medicas, Soluções Gráficas e impressão digital, Fitas de alta performance, Materiais para rótulos e embalagens e a mais nova tecnologia RFID.

Propriedades básicas dos adesivos

Tack Inicial é á força de adesão imediata da etiqueta após contato com o substrato.
Adesão é o máximo que a etiqueta irá atingir, quando o adesivo tiver penetrado no substrato.
Coesão (shear) é a medida da coesão interna do adesivo, que indica a sua fluidez.

Tipos de Adesivos

Adesivos à base de borracha são formulados a partir de borrachas e resinas.
Adesivos acrílicos são formulados a partir de polímeros acrílicos.
Acrílico modificado é um adesivo combinado com resinas taquificantes para melhorar as propriedades de adesão.

Etiquetas RFID

É um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID. Pode ser aplicado em uma pessoa, animal, equipamento, embalagem, produto, bibliotecas, veículos, hospitais e manutenção, entre outras aplicações. Contém chips de silício e antenas que lhe permitem responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora. Além das etiquetas passivas, que respondem ao sinal enviado pela base transmissora, existem ainda as etiquetas semipassivas e as ativas, dotadas de bateria, que lhes permite enviar o próprio sinal.

Riscos do uso de adesivos inadequados

Imaginemos a seguinte situação: um produto químico muito perigoso, armazenado adequadamente em embalagens plásticas. A identificação do produto, infelizmente, foi feita com adesivos inadequados para as referidas embalagens e se descolaram e perderam-se durante o transporte. Por falha humana, não foi percebido o incidente durante o recebimento do produto, mas na hora de sua utilização, podendo trazer um grande transtorno. Para evitar aborrecimentos, devemos sempre consultar uma empresa com conhecimento técnico do produto para orientar o adesivo correto a ser usado.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil
http://label.averydennison.com.br/pt_br/home.html

Autor: felix_net_2015

Deixe uma resposta

ARQUIVOS